Durante operação em Paulínia, Ipem-SP identifica irregularidades em 11 de 18 vagões-tanque

A ação foi realizada pela equipe da regional do Ipem-SP em Campinas.

‌O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), realizou na semana passada, a operação Locomotiva em vagões-tanque (utilizados para o transporte de combustíveis líquidos) na Avenida Sidney Cardon de Oliveira, bairro Cascata, em Paulínia.

Os fiscais verificaram 18 vagões-tanque que transportavam produtos perigosos e detectaram irregularidades em 11 deles, devido ao prazo vencido dos certificados de verificação volumétrica e à corrosão no corpo cilíndrico do tanque. A ação foi realizada pela equipe da regional do Ipem-SP em Campinas.

Responsável pela verificação de vagões-tanque

No estado de São Paulo, o Ipem-SP é responsável pela verificação de vagões-tanque. O trabalho, realizado desde a década de 70 pela autarquia, é executado nos terminais de carregamento, onde são verificados pelos especialistas os seguintes itens: a validade e autenticidade do certificado de verificação volumétrica – com validade de quatro anos -, e o estado geral do tanque, se não apresenta vazamentos ou partes amassadas.

Os especialistas do Ipem-SP seguem as normas da portaria 282/2021 que determina as condições a que devem satisfazer os tanques de carga montados sobre veículos ferroviários, utilizados na medição e transporte de líquidos.

Ipem-SP identifica irregularidades em 11 de 18 vagões-tanque durante operação em Paulínia

Foto: Divulgação/Ipem-SP

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS