Festival de Parintins se torna uma ‘Nova Manifestação da Cultura Nacional’

Senado reconhece o festival de Parintins e os bois Garantido e Caprichoso como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

O Senado Federal reconheceu na terça-feira (9), o festival folclórico de Parintins e os bois Garantido e Caprichoso como manifestações da cultura nacional. A proposta agora vai para a sanção presidencial. A votação foi nominal e unânime, com 15 votos “sim” na Comissão de Educação, sem necessidade de plenário, pois a tramitação era terminativa.

O festival, com mais de 50 anos de história, é considerado o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo. A disputa entre os bois Garantido e Caprichoso começou na década de 1910, com o objetivo de arrecadar fundos para a construção de uma igreja em Parintins (AM).

O relator no Senado, Plínio Valério (PSDB-AM), modificou o texto para garantir recursos destinados à manutenção e preservação do festival e dos bois. Valério destacou a importância do reconhecimento do festival como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Iphan em 2018.

Com a nova lei, o Festival de Parintins se torna a 13ª prática reconhecida como manifestação cultural nacional desde 2010. A classificação de patrimônio cultural imaterial é dada pelo Iphan, enquanto o reconhecimento de manifestação cultural nacional depende de lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente.

Foto: Senado Federal

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS