5G Standalone começa a operar em todo o Brasil

Enquanto a velocidade média do 4G no Brasil é de cerca de 19,8 Mbps, o 5G pode alcançar velocidades impressionantes entre 1 e 10 Gbps

A principal faixa do 5G, conhecida como 5G standalone (SA), iniciou suas operações em todo o território nacional nesta segunda-feira (2). Com a liberação dessa tecnologia, as operadoras agora têm a capacidade de ativar o 5G puro em qualquer cidade do país. No entanto, é importante destacar que essa liberação não implica na implementação imediata da tecnologia em todas as localidades.

Enquanto a velocidade média do 4G no Brasil é de cerca de 19,8 Mbps, o 5G pode alcançar velocidades impressionantes entre 1 e 10 Gbps, representando um aumento de até 100 vezes ou mais em relação à tecnologia anterior.

Na terça-feira (26), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram a conclusão do processo de “limpeza” do sinal utilizado pelo 5G no Brasil. A faixa de 3,5 gigahertz (GHz), que agora é utilizada pelo 5G, era anteriormente ocupada por serviços de satélites e radiodifusão, como as antenas parabólicas. Para possibilitar a ativação do 5G puro, foi necessário realizar essa limpeza, que incluiu a instalação de filtros e kits para recepção do sinal de TV.

A liberação da faixa garante que não há risco de interferência no sinal 5G, permitindo que as operadoras implementem a tecnologia standalone. Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, que representa as operadoras, destacou_: “A liberação da faixa de 3,5 GHz é o primeiro passo necessário para a chegada do 5G. O edital do 5G fixou um cronograma de instalação da nova tecnologia, que tem sido cumprido e mesmo antecipado pelas operadoras.”_

Fonte: G1

Foto: Divulgação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

MAIS NOTÍCIAS