Após sete dias de instabilidades, SEI volta a funcionar com segurança e sem perda de dados; investigação sobre o ataque está em andamento
Após uma semana de interrupções causadas por um ataque hacker, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), do governo federal teve seu funcionamento totalmente restabelecido na última segunda-feira, 29. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos confirmou que o SEI manteve sua arquitetura intacta e não sofreu perda de dados ou informações durante o incidente.
O ataque, ocorrido em 23 de julho, afetou o SEI Multiórgãos, que serve a nove ministérios, ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e à Casa da Moeda. O principal impacto foi a retirada do ar do Tramita Gov.br, plataforma usada para trâmite de processos e documentos administrativos.
A Polícia Federal abriu uma investigação sobre a origem do ataque, mas não divulgou detalhes enquanto o caso está sob apuração. A cibersegurança dos órgãos governamentais tem sido um tema recorrente, com ataques anteriores destacando vulnerabilidades. Em abril, o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) sofreu uma invasão que desviou 3,5 milhões de reais, e, em janeiro do ano passado, o hacker Walter Delgatti Neto comprometeu o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a inserção de um falso mandado de prisão.
foto: freepik