Visitas começam no Maracanã, com foco em estádios, infraestrutura e impacto nas comunidades; cidades-sede serão anunciadas em 2025.
A FIFA deu início nesta quarta-feira (25), em visitas as doze cidades candidatas a sediar jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil. As vistorias ocorrerão entre 25 de setembro e 11 de outubro, e as cidades escolhidas serão reveladas no começo de 2025. O primeiro local visitado foi o icônico Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
O grupo de especialistas operacionais da FIFA realizará inspeções nas outras 11 cidades-sede candidatas, avaliando aspectos como estádios, transporte, aeroportos, infraestrutura técnica, além de itens relacionados à venda de ingressos e hospitalidade. A atenção especial será dada à infraestrutura existente dos estádios, identificando áreas que necessitam de aprimoramento ou modernização para atender aos requisitos da competição.
As 12 cidades que estão sendo avaliadas para a Copa do Mundo Feminina de 2027 são:
- Belém (Estádio Mangueirão)
- Belo Horizonte (Estádio Mineirão)
- Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha)
- Cuiabá (Arena Pantanal)
- Fortaleza (Arena Castelão)
- Manaus (Arena da Amazônia)
- Natal (Arena das Dunas)
- Porto Alegre (Estádio Beira-Rio)
- Recife (Arena de Pernambuco)
- Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã)
- Salvador (Arena Fonte Nova)
- São Paulo (Arena de São Paulo)
Após essa fase inicial de inspeções, novas avaliações focadas em centros de treinamento e hotéis para as seleções estão programadas para novembro. O anúncio das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 deve ocorrer no início do próximo ano, com pelo menos oito estádios necessários para a realização do torneio, agendado para junho e julho de 2027.
Fifa no Maracanã
Foto: Rafael Ribeiro/CBF