Equipamento já está integrado ao sistema estadual de alertas e promete ampliar a prevenção de desastres na RMC
O novo radar meteorológico instalado na Unicamp foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (3), após um ano de testes. O equipamento, adquirido por R$ 4,4 milhões, será fundamental para prever e monitorar eventos climáticos extremos na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Durante o evento de lançamento, também foi emitida uma mensagem de alerta aos celulares dos moradores como parte de um simulado regional.
A meteorologista Ana Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), destacou que o radar “é o único capaz de identificar e permitir o diagnóstico e a previsão de eventos severos”, reforçando a importância da tecnologia para a segurança da população. O equipamento possui cobertura de até 100 km, faz varredura de 360° a cada cinco minutos e já tem suas imagens integradas ao sistema estadual de alertas.
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, o radar oferecerá benefícios diretos à população, como a detecção antecipada de tempestades severas, granizo e vendavais. As informações também apoiarão operações municipais, rotas de evacuação e tomadas de decisão em situações de risco iminente, além de fortalecer a integração com o sistema estadual de alertas via Cell Broadcasting.
Os dados produzidos pelo radar serão compartilhados com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil Estadual e com o CePRAM (Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos).
Foto: G1


