Além do simulado, os participantes receberam folders educativos sobre a Campanha Maio Amarelo.
Nos dias 27, 28 e 29 de maio, a Prefeitura de Paulínia, em colaboração com a Secretaria de Mobilidade e Transportes e a empresa Transportes Cavalinho, realizou uma importante ação de conscientização no trânsito. Como parte do encerramento da ‘Campanha Nacional Maio Amarelo’, a iniciativa levou às ruas da cidade um simulado de ponto cego de veículos pesados, como caminhões e ônibus, destacando os desafios enfrentados por motoristas desse tipo de transporte.
A ação inicial ocorreu na Avenida José Paulino, nas proximidades do supermercado Pague Menos, onde os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar, da perspectiva do motorista, as dificuldades diárias no trânsito. O simulado evidenciou a importância de pedestres, ciclistas e motociclistas, considerados usuários mais vulneráveis, estarem cientes dos pontos críticos e das movimentações ao redor dos veículos pesados, já que podem não ser vistos devido aos pontos cegos.
Gleber Jacundino, coordenador de Segurança Viária da Transportes Cavalinho, destacou a necessidade de todos os motoristas manterem distâncias seguras, tanto nas laterais quanto à frente dos caminhões, para garantir visibilidade. “Contamos com mais de 350 motoristas em nossa unidade em Paulínia e sempre priorizamos a prevenção, mas é essencial que a sociedade como um todo se envolva para assegurarmos um trânsito seguro para todos”, afirmou Jacundino.
Valcir Emerick, secretário de Mobilidade e Transportes, ressaltou a relevância de iniciativas como essa para todos os envolvidos no trânsito. “Acreditamos que a conscientização é fundamental para minimizar riscos e, sobretudo, preservar vidas”, afirmou.
Além do simulado, os participantes receberam folders educativos sobre a Campanha Maio Amarelo. Durante os três dias de atividades, mais de 1500 pessoas foram impactadas pela ação, reforçando a importância da conscientização para um trânsito mais seguro.
Foto: PMP