Programa integra atividade física com saúde pública em Paulínia

728x90_DS_Corinthians

A prática de atividade física traz inúmeros benefícios à saúde, possibilitando aos seus praticantes uma reeducação nos hábitos de vida, ensinando-os a optarem sempre pelo mais saudável.

Em Paulínia, desde 1998 tem sido desenvolvido um programa de atividades físicas para a população, que em 2012 passou a ser chamado de Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares - PRATIC, do Ministério da Saúde que acontece gratuitamente nas regiões de abrangência das Unidades Básicas de Sáude (UBS) e na sede do PRATIC. Este programa tem como foco a diminuição das queixas de sintomas orgânicos, do stress da mente e emocional, com consequente redução da medicalização e internações hospitalares da população de Paulínia. Essas práticas podem ajudar em casos como hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto, problemas cardiorrespiratórios, problemas osteomusculares, dor crônica, depressão, ansiedade, problemas gastrointestinais, distúrbios do sono, baixa imunidade, entre outras.

As práticas integrativas e complementares ocorrem durante toda a semana com duração de uma hora cada sessão, onde são realizadas as técnicas de Atividade Física Terapêutica (caminhadas, alongamento, fortalecimento muscular, exercícios de equilíbrio e exercícios sentados), e também as Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa, Movimento Vital Expressivo, Dança Circular, Meditação e Relaxamento, Yoga, Grupo de Algias Posturais, além de palestras (Cuide-se Bem), e cursos de alimentação saudável (Projeto Sabores da Vida). O PRATIC além da parceria com as UBS conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e de Transporte e com o SESI de Americana.

As atividades são abertas à população, e para participar basta apenas procurar a UBS mais próxima de sua residência ou a sede do PRATIC e fazer sua inscrição.

No ano passado, o PRATIC atendeu cerca de 18 mil pessoas, uma média de 1,5 mil por mês. Para este ano, o grupo tem a expectativa de aumentar o número de praticantes, e assim dar autonomia para o indivíduo na promoção de sua saúde adotando hábitos de vida mais saudáveis.

Para que o PRATIC continue se desenvolvendo, atendendo de maneira exemplar a população e alcançando seu objetivo precisa-se de maiores investimentos por parte da gestão municipal. Há algumas melhorias que são necessárias, como a contratação de mais funcionários, pois atualmente conta com uma equipe de seis profissionais, que são: Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Assistente Social e Fisioterapeuta, para atender toda a cidade de Paulínia, necessitando ampliar a divulgação do Programa à população e melhorar a infraestrutura, como por exemplo, a instalação de internet na sede para facilitar o trabalho dos profissionais.

Paulínia tem potencial para ser uma cidade que oferece aos seus munícipes uma melhor qualidade de vida através das práticas de Atividades Físicas, e se você é cidadão Paulinense venha conhecer esse Programa. Faça você também uma opção saudável pela sua vida! PRATIC!

Endereço da sede do PRATIC: Rua José Dresdi, 25, Bairro Nova Paulínia. Telefone (19) 3933-2644.

 

Raquel Belintani Ferreira

Graduanda em Educação Física –UNESP

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Variedades

Oportunidades